top of page
Foto do escritorDrika Gomes

A carta do Enforcado – A dificil aceitação dos fatos

O tarô nas resoluções de conflitos

www.tarologadrikagomes.com.br

Taróloga Drika Gomes – consultas de tarot por skype

Aqui nesta carta do tarot mitológico, eis a imagem de Promoteu, que foi castigado por Zeus por roubar o fogo eterno dos deuses e entregá-lo aos homens. Segundo o mito, uma águia aparecia toda noite para devorar-lhe o fígado e na manhã seguinte seu fígado se refazia para novamente ser devorado pela águia noite após noite.

Enforcado pelos pés, e formando um 4 com as pernas, esta carta nos remete a materialidade invertida, pois 4 é o número que representa o mundo material, então temos o mundo espiritual em ação e evidência, ao passo que a mente representada pela cabeça ao chão, nos revela o estado da inconsciência, o lado escuro do qual  não temos conhecimento.

Muitas vezes na vida nos deparamos neste estado da carta do Enforcado, quando nos sentimos impotentes diante de uma situação, mesmo sentindo dor, mesmo sendo difícil, continuamos naquela mesma posição, dentro de uma cena que não se pode mudar, nos permitimos ser devorados pela águia simplesmente porque sabemos lá no fundo da alma, que é assim que tem de ser, isso tudo porque existe alguma fé ou esperança de que o sacrifício vale a pena e de algum modo será válido.

Existem coisas que acontecem e que realmente nada podemos fazer par mudar. Acompanho diariamente casos e mais casos de clientes que me contam de sua dor, seus dilemas, pois se encontram vivendo problemas complicados que não se resolvem. Muitos adoecem nesse processo, outros surtam precisando viver à base de tranquilizantes porque realmente a cruz é pesada demais para carregar. Acredito que o grande segredo trazido nesta carta do enforcado é a ACEITAÇÃO. Ficar contrariado, sentir raiva, se revirar de um lado para o outro enquanto se está preso pelos pés, com certeza traz mais dor e sofrimento. O quanto antes o entendimento – que não vem do mental, mas do espírito – vier a tona, menos dolorido será esse processo.

Não costumo falar a meu respeito, mas acredito que tenho uma bagagem e tanto para comentar com vocês, principalmente neste tema do Enforcado, pois há vários anos passo por uma difícil história com minha filha, que foi vitima de um tumor cerebral que veio se complicando com o passar do tempo e confesso que a gente se acostuma a viver com a dor. Passei pela inconformidade, pela rejeição, me debati muito, me feri bastante durante esse tempo todo que estive e ainda estou com o pé preso, mas um dia eu simplesmente aceitei, depois que tive o entendimento de que eu não poderia fazer nada a respeito e ainda dói sim, mas é bem mais suave, mais tolerável, menos cruel.


Esta carta não fala do abandono da luta, nem de uma desistência covarde, fala de uma aceitação sagrada. Não importa qual seja a problemática que você vive, mas se chegou num ponto em que você sente no fundo da sua alma que não existe nada que você possa fazer para mudar tudo com suas próprias forças, pense que existe uma força maior regendo tudo e perceba então o quão pequenino você é diante desta imensidão e deixe o universo, Deus, Zeus prosseguir com seus planos, pois de uma forma ou de outra, fazemos parte deles.

Drika Gomes

Taróloga e terapeuta

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page