top of page
Foto do escritorDrika Gomes

Você tem medo de perder?

Tarô Terapêutico – medo de perder



A verdade é que acontece naturalmente. O medo da perda surge em qualquer pessoa, pode ser medo de perder um ótimo emprego, medo de perder uma amizade especial e mais intensamente ainda o medo de perder a pessoa amada.

O medo não aparece do nada, muitas vezes vem com motivos, com situações reais que ameaçam e a sensação de perda se torna um incômodo constante, outras vezes, o medo surge do imaginário, quando fantasmas mentais passam a apavorar os pensamentos e nasce dentro do ser uma angústia tão forte que faz a pessoa se entregar aos sentimentos como se realmente existissem motivos reais. 

Quando se está muito bem numa situação, seja financeira, profissional ou amorosa, acaba sendo quase sempre frequente aquele pensamento – “está bom demais pra ser verdade”, vem a sensação de que a qualquer momento seu lindo tapete colorido e confortável pode ser puxado dos seus pés e o medo de perder fica ali rodeando sua felicidade, impedindo que você aproveite inteiramente os melhores momentos de sua vida. Já se perguntou porque isso acontece? 

O medo de perder está diretamente associado à sensação de não merecimento, esse sentimento de ameaça constante revela bem lá no fundo que você não acredita ser tão bom, tão importante ou tão especial, com isso facilmente outra pessoa pode ser melhor que você e tomar posse da felicidade que também considera, lá no fundo, não te pertencer.

Quanto maior o medo, maior o seu auto desvalor, isso porque o medo te faz pensar que você não é capaz. Essa sensação intensa fica ao redor de sua aura e começa então a passar para aqueles que estão próximos essa mesma energia, fazendo com que te olhem com pena e  que te desvalorizem. Isso não é nada legal, é?

Se o medo for realmente real, ou seja, se houverem motivos claros que te ameacem, por exemplo: Você tem medo de perder seu emprego porque seu chefe já fez reclamações e deixou isso bem claro. Então esse é um medo baseado em fatos e a única forma de sair dessa sensação é encarando o bicho de frente – ou melhoro nos pontos que foram reclamados ou vou perder o emprego. Não tem meio termo.

Se o medo for do imaginário, aí a coisa fica mais complicada porque nem sempre é fácil encarar nossos próprios fantasmas, por exemplo: Você está num relacionamento que ama é amada, ele não dá motivos, mas sente tanto medo de perder que se tornou ciumenta e neurótica. Para tentar amenizar essa situação precisa pensar o que é realidade e o que é fruto da sua imaginação, geralmente quem passa por isso são pessoas  cuja autoestima está desequilibrada e precisam de um tratamento terapêutico para voltarem ao equilíbrio, para ganharem mais confiança em si mesmas e para restabelecerem seus valores próprios, pois somente assim saem da posição de vitimas e assumem seu poder diante da vida.


Sentir medo é algo comum no ser humano, serve até como estímulo muitas vezes, a sensação de friozinho na barriga pode ser positiva quando nos faz perceber que para mantermos o que conquistamos precisamos melhorar constantemente, mas quando o medo passa ser agente de bloqueio e limita o fluir da vida, é momento de buscar ajuda.

E você, tem medo de quê?

Drika Gomes

Taróloga e terapeuta

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page